Festival Búzios Circular terá oficinas em praças da cidade

Receba as matérias do
Jornal Agito pelo WhatsApp
(grupo sem interação, só o administrador pode postar)
O Congresso Internacional de Resíduos e Saneamento Básico (CIRS Búzios 2025) terá na sua programação um evento paralelo aberto ao público – especialmente moradores, turistas e estudantes – com o objetivo de promover conscientização ambiental por meio da economia circular. Marcado para acontecer entre os dias 4 e 7 de outubro, em Búzios, o festival Búzios Circular terá oficinas de reaproveitamento criativo, feira sustentável e ações educativas.
O evento destaca, em especial, o papel das mulheres, que lideram práticas de reutilização criativa. Elas são maioria nas cooperativas de reciclagem, transformando resíduos em artesanato e combatendo o desperdício ao reaproveitar integralmente os alimentos. Resultado de parcerias com artesãos, escolas, ONGs e secretarias da Prefeitura de Búzios, entre outros atores, a iniciativa ratifica que a economia circular é ação coletiva.
As iniciativas do festival ocorrem em três pontos da cidade. Na Praça da Ferradura, será realizada a feira sustentável, com a participação de designers locais que utilizam material reciclado na sua produção. Os visitantes poderão conferir os trabalhos feitos com técnicas de reutilização, reciclagem e upcycle. Um dos destaques é a transformação de tampinhas de garrafas plásticas em chaveiros, cujo processo de produção, desenvolvido pelo ReverseLab, será compartilhado com o público, tornando a ação uma experiência única para os participantes.
Ainda na Praça da Ferradura e na Praça do Inefi estão programadas oficinas de reciclagem para moradores e turistas, além de ações com foco nos estudantes. O público poderá aprender na prática a produção de carteiras com caixas tetrapak e a construção de brinquedos com materiais reciclados e a confecção de peças de moda upcycle e acessórios, além de arte em papel, decoração com uso de garrafas pet e técnicas de compostagem.
Na Biblioteca Municipal Dona Chica, será exibida a Exposição Orgânica Eco Arte, com obras produzidas com materiais de reciclagem. Entre os artistas que terão sua arte exposta estão Hélio Pelegrino, Adri di Macedo, Matheus Pereira Daniel Azevedo, Lore, Eduardo Pieretti, Dido, Jakó Martin e Rose Mary Rodrigues. A mostra convida o visitante a refletir sobre as relações entre arte, natureza e sustentabilidade e a repensar hábitos, fluxos de consumo e formas de coexistência com o meio ambiente.
O festival Búzios Circular culmina com o encontro “Tecendo Redes Sustentáveis”, que reunirá empreendedores do trade turístico de Búzios, gestores públicos municipais e vereadores. O evento, que acontecerá no dia 6 de outubro, no Hotel Atlântico Búzios, visa fomentar a discussão e o planejamento para criar uma agenda comum voltada a transformar Búzios em referência de turismo sustentável por meio da economia circular. Na ocasião, será lançado o Guia Ondas do Futuro, produzido pela Polen. O guia é uma ferramenta prática desenvolvida especialmente para ajudar estabelecimentos turísticos e o poder público a implementar soluções circulares.