Friburgo recebe exposição sobre a história e cultura da cachaça

Receba as matérias do
Jornal Agito pelo WhatsApp
(grupo sem interação, só o administrador pode postar)
A tradição e a cultura da cachaça chegam a Nova Friburgo neste domingo (14) com as exposições “Cachaça, produto exclusivo do Brasil” e “Cachaças do Rio, destilando sabor e cultura, ontem, hoje e sempre”
A mostra fica em cartaz até 8 de outubro no Corredor Cultural do Boulevard Julius Arp e já passou por temporadas de sucesso no Rio de Janeiro e em Piraí, atraindo um público expressivo. O objetivo é reforçar o papel do estado como Território da Cachaça de Qualidade.
O público terá acesso a conteúdos históricos, culturais e técnicos sobre a bebida, considerada o destilado mais representativo do Brasil e cada vez mais valorizada no mercado nacional e internacional. A exposição também destaca a trajetória das cachaças fluminenses no segmento premium, premiadas em concursos nacionais e internacionais.
“A cachaça faz parte do cotidiano do brasileiro de várias formas, sendo essencial compartilhar sua história, técnica e a excelência dos produtores do Rio de Janeiro, que têm se destacado pela sustentabilidade, inovação e qualidade”, afirma Kátia Alves Espírito Santo, presidente da APACERJ.
A mostra relembra ainda a importância histórica do Dia Nacional da Cachaça, celebrado em 13 de setembro, criado em referência à Revolta da Cachaça (1660-1661), a primeira rebelião brasileira contra a coroa portuguesa, ocorrida em São Gonçalo e Itaboraí.
Atualmente, o Brasil conta com 1.266 estabelecimentos produtores de cachaça registrados, sendo 67 no estado do Rio de Janeiro, responsáveis por mais de 530 marcas. “Nosso grande diferencial está em oferecer ao Brasil e ao mundo cachaças premium, que consolidaram o Rio de Janeiro entre os principais exportadores da bebida”, completa Kátia.
Serviço:
• Exposição: “Cachaça, produto exclusivo do Brasil. Cachaças do Rio, destilando sabor e cultura, ontem, hoje e sempre”
• Data: 14 de setembro a 8 de outubro de 2025
• Horário: Domingo à sexta, 7h às 23h | Sábados, 8h às 0h
• Local: Corredor Cultural do Boulevard Julius Arp – Av. Conselheiro Julius Arp, 80, Centro, Nova Friburgo
• Ingresso: Entrada gratuita