Niterói Chess Open chega à sua 5ª edição consolidado como o maior torneio de xadrez do RJ

Receba as matérias do Jornal Agito pelo WhatsApp
(grupo sem interação, só o administrador pode postar)
A edição de 2025 acontecerá entre os dias 21 e 23 de novembro, no salão do Hotel Horizont, no Gragoatá
O Niterói Chess Open (NCO) chega à sua quinta edição consolidado como o maior torneio de xadrez do Estado do Rio de Janeiro e um dos mais relevantes do Brasil. Reunindo enxadristas de diversas regiões do país e de outros países da América, o evento já contou com a participação de praticamente todos os grandes mestres brasileiros ao longo de suas edições, reforçando seu prestígio no cenário nacional.
Realizado com o apoio da Prefeitura de Niterói, por meio da Secretaria Municipal de Esporte e Lazer (SMEL), o NCO se tornou referência no calendário enxadrístico brasileiro, movimentando não apenas a comunidade esportiva, mas também o turismo, contribuindo para a promoção da cidade.
No dia 21, a programação começa com o Torneio Escolar, voltado exclusivamente para estudantes da rede niteroiense de ensino. A competição reunirá alunos das redes pública e privada, com previsão de cerca de 100 participantes. Já estão confirmados estudantes de instituições como Estação do Aprender, Aldeia Curumim, Zerohum, Nossa Senhora das Mercês, Objetivo, Designio, Canadense, Genebra, São Vicente, Heitor Villa-Lobos, Gay Lussac, Leopoldo Froes, Monsenhor Reader, Legacy School, Pio XI, Portugal Neves, Salesiano, Professor Ismael Coutinho, Abel, Maria Pereira das Neves, Altivo César, Pedro II, Colégio PH, Pensi, João Brasil, Estação do Saber e Miraflores, entre outros.
Entre os inscritos, destacam-se alunos do Projeto Xadrez nas Escolas, da Prefeitura de Niterói, que participarão pela primeira vez de um torneio externo — etapa fundamental no desenvolvimento de um enxadrista, que começa com a iniciação nas escolas, passa pela participação em competições e culmina no ingresso em clubes especializados. Para os organizadores, essa integração entre redes de ensino pública e privada é considerada “a cereja do bolo”, proporcionando uma experiência enriquecedora, de troca e convivência por meio de um esporte que traz importantes benefícios cognitivos e sociais.
Ainda no dia 21, o torneio prossegue com a disputa de Blitz, formato em que cada jogador dispõe de 3 minutos mais 5 segundos de acréscimo por lance. Raciocínio rápido, precisão e domínio técnico são essenciais nesta modalidade dinâmica e eletrizante.
Nos dias 22 e 23 será disputada a competição principal: o torneio de xadrez rápido, com 15 minutos de reflexão mais 5 segundos de incremento por lance. Neste ritmo, as partidas exigem análises mais profundas, proporcionando confrontos de alto nível e grande competitividade.

















