Niterói garante posição de destaque em ranking nacional de gestão de resíduos

Receba as matérias do
Jornal Agito pelo WhatsApp
(grupo sem interação, só o administrador pode postar)
Limpeza urbana contribuiu para o primeiro lugar na destinação do lixo e na coleta de resíduos domésticos
Niterói foi destaque no ranking de gestão do Centro de Liderança Pública (CLP), lançado em Brasília, com dados de 418 municípios brasileiros. A cidade está em 19º lugar no ranking nacional de competitividade e é a única do estado do Rio entre as melhores do país. É a posição mais destacada do município desde a criação do levantamento. Niterói lidera em várias categorias como cobertura da coleta de resíduos domésticos e destinação do lixo. A cidade também ficou em primeiro lugar nacional em transparência, combate ao desmatamento ilegal e cobertura do abastecimento de água.
A Clin é a responsável pela limpeza urbana e destinação dos resíduos sólidos produzidos em Niterói. Além dos serviços executados na sede, o trabalho é feito em 14 Distritos de Limpeza Urbana (DLU), que funcionam como postos avançados de prestação de serviço junto à comunidade. Na cidade, são coletadas diariamente, aproximadamente, 565 toneladas de detritos domiciliares e 200 toneladas de resíduos públicos.
Desse total, cerca de 5% do volume é reciclado. Os resíduos produzidos em Niterói têm destinação final adequada. O resultado das varrições vai para o Centro de Tratamento de Resíduos (CTR), no bairro do Caramujo. Já os detritos domiciliares são destinados ao CTR de Alcântara, em São Gonçalo. Os materiais recicláveis são doados para cooperativas de catadores.
A coleta seletiva acontece em toda a cidade: Niterói é pioneira nesse tipo de serviço. Atualmente, a Clin oferece diversas modalidades de coleta que contribuem para a conscientização ambiental e para a preservação do meio ambiente. A companhia é responsável pela retirada dos resíduos secos e úmidos (até 120 litros) gerados na cidade e vem ampliando, continuamente, as modalidades de coleta.