Projeto Orla Viva reúne famílias na Praia de Icaraí

Receba as matérias do
Jornal Agito pelo WhatsApp
(grupo sem interação, só o administrador pode postar)

Começou na manhã deste domingo (27) o projeto Orla Viva, uma realização da Prefeitura de Niterói, através da Administração Regional de Icaraí, a Secretaria Executiva, a NitTrans e a Coordenadoria Niterói de Bicicleta. A iniciativa responde a um pedido da população que buscava mais espaços para aproveitar o dia no local.
O Orla Viva contou com diversas ativações para a população, como shows, aulas de dança, teatro infantil e ações voltadas para o público com deficiência, como canoagem, basquete com cadeiras de rodas, vôlei sentado e futebol na areia. O objetivo é levar atividades que contemplem diversos públicos. A Fundação de Arte de Niterói promoveu o projeto Arte na Rua, com aula de dança, teatro infantil e show musical. Já o projeto Bike Anjo ofereceu aulas para quem quer aprender a andar de bicicleta. A Coordenadoria Niterói de Bicicleta promoveu uma “bicifeira”: junto de instituições e em barraquinhas. O grupo buscou conscientizar os moradores sobre o uso das bicicletas e a inclusão social através desse modal.
E a população aprovou as mudanças. Madalena de Oliveira Gomes, que nasceu em Maricá, mas se mudou ainda criança para a cidade e está há 25 anos, em Icaraí, acordou cedo para aproveitar ao máximo.
“Já não era sem tempo isso, né? Porque a Praia de Icaraí é uma praia viva. Depois que me aposentei eu desfrutei muito dela. É um barato. É um espetáculo. Eu tô adorando. Tô achando ótimo, tranquilo. Tomara que continue cada vez com mais atrações, com mais motivação pro povo sair de casa e andar.”
Para a estudante Maria Eduarda, a liberação da pista ajudou nas caminhadas.
“Eu venho mais para ficar na areia mesmo. Acho que tá sendo bastante legal porque ficava todo mundo amontoado aqui nesse esse pouco espaço, aí agora como dá para andar por ali, eu acho que vai influenciar assim o lazer também, o bem-estar das pessoas.”
O agente da Lei Seca Bruno Dutra celebrou as mudanças. Ele é morador da Região Oceânica e, por ser paraplégico, precisa usar cadeiras especiais para se locomover.
“Eu só passava por esse trecho aqui onde tem a Orla Viva quando eu voltava do treino, sentido Região Oceânica. Eu não conseguia pegar sentido Gragoatá porque eu tinha que ir contra o fluxo. Em cima da calçada, a handbike até anda, mas tem a dificuldade se eu precisar descer por algum motivo, ela não vai descer. Então trazer para a pista, alargar, ajudou muito. Agora eu posso, pelo menos domingo, vir e voltar aqui pela orla de Icaraí sem ter que pegar a Roberto Silveira, Amaral Peixoto, dar uma volta maior. Consigo vir por aqui com segurança, porque é uma área própria para isso agora.”
A Companhia de Limpeza de Niterói(Clin) também marcou presença. Para dar apoio à iniciativa, foram 10 funcionários a mais na Praia de Icaraí, no horário de 8 às 14 horas. A empresa também disponibilizou 10 contenedores de 240 litros em toda a extensão da orla, facilitando a limpeza do local. Foram colocados equipamentos para facilitar e agilizar a limpeza no local. Durante o dia será utilizada a varredeira elétrica e às 18 horas a varredeira grande para depois liberar a pista para os carros.
O projeto Orla Viva será realizado aos domingos, na Praia de Icaraí, com o fechamento da pista no sentido São Francisco, das 7h às 18h. A faixa do centro será dedicada aos ciclistas e a faixa junto ao calçadão terá atividades para o público. Ao longo do dia, operadores vão atuar ordenando o trânsito e orientando motoristas e moradores.
