Rio lança cartilha para ajudar população a identificar bebidas falsificadas

Receba as matérias do
Jornal Agito pelo WhatsApp
(grupo sem interação, só o administrador pode postar)
Em meio aos casos recentes de intoxicação por metanol em estados como Pernambuco e São Paulo, o Governo do Rio de Janeiro lançou, nesta sexta-feira (03/10), uma cartilha inédita para orientar a população sobre como identificar bebidas falsificadas.
No Rio de Janeiro, somente no último ano, mais de 300 litros de bebidas com indícios de falsificação foram apreendidos em operações da Sedcon e do Procon-RJ em municípios como Niterói, Rio das Ostras e na Zona Sul da capital fluminense. Produtos adulterados, como whisky e cachaça, representam sérios riscos à saúde da população.
A cartilha estará disponível online nos sites da Sedcon e da Abrabe e será distribuída aos Procons municipais e em pontos de atendimento do Procon-RJ, além de locais de grande circulação, como barcas e terminais rodoviários. O material reúne orientações práticas para o consumidor identificar sinais de adulteração. Entre os principais pontos de atenção estão:
• Preço muito abaixo do mercado: pode indicar falsificação;
• Rótulos e contrarrótulos: devem ter impressão nítida, sem erros de grafia, e apresentar registro no Ministério da Agricultura;
• Tampas e lacres: precisam ter acabamento perfeito, logomarcas visíveis e não apresentar falhas, borrões ou vazamentos.
As medidas de prevenção e combate a venda de bebidas falsificadas previstas pelo estado incluem capacitação contínua de agentes para identificar as falsificações, troca de informações estratégicas entre a Abrabe e a Sedcon, recebimento de denúncias qualificadas e a realização de operações conjuntas para retirar do mercado produtos ilegais.