Seminário no Rio discute futuro do turismo sustentável na cidade

Receba as matérias do
Jornal Agito pelo WhatsApp
(grupo sem interação, só o administrador pode postar)
Nos dias 23, 24 e 25 de setembro, o SITUS 2025 – III Seminário Internacional de Turismo Sustentável chega à Cidade das Artes, na Barra da Tijuca / RJ, para debater as oportunidades e desafios do turismo sustentável no Rio de Janeiro. O evento, organizado pelo INTUS® - Turismo Inteligente, reunirá especialistas, líderes e profissionais do setor para discutir como o turismo pode gerar crescimento econômico, proteger o meio ambiente e valorizar o patrimônio cultural.
Considerado o maior encontro latino-americano dedicado a transformar conservação em valor econômico, o SITUS 2025 tem a expectativa de receber mais de três mil pessoas, centenas de autoridades e empreendedores, além de contar com a participação de mais de 100 cidades brasileiras e mais de 20 países. O evento se consolidou como um ponto de encontro estratégico para o setor.
A programação principal, que acontece das 13h às 19h, abordará uma ampla gama de temas, divididos por dia:
- Terça-feira, 23/09 – Políticas Públicas: Foco na integração entre cultura, turismo e meio ambiente, além de fundos de fomento, cooperação internacional e marcos legais.
- Quarta-feira, 24/09 – Operações e Infraestrutura: Debates sobre infraestrutura verde, mobilidade, gestão de destinos e o papel da tecnologia no setor.
- Quinta-feira, 25/09 – Marketing e Promoção: Estratégias para posicionar destinos sustentáveis, explorando o perfil do turista consciente, storytelling e experiências imersivas.
“O SITUS 2025 é o palco ideal para debater as novas tendências do turismo. E no stand da Orla Rio serão apresentadas as soluções da Orla Impacto que já estão acontecendo pela cidade e que mostram como a união entre desenvolvimento econômico, preservação ambiental e responsabilidade social pode transformar a orla carioca e inspirar todo o setor. Acreditamos que o futuro do turismo está em criar experiências que valorizem nosso patrimônio natural e cultural, gerando um impacto positivo duradouro. Além disso, compartilharei detalhes do projeto de transformação da orla de Pituaçu, em Salvador (BA), iniciativa que é fruto de uma parceria público-privada (PPP) que tem se mostrado eficaz não apenas na transformação urbanística e ambiental da orla, mas também no fomento à economia local, na geração de empregos e na promoção da sustentabilidade como eixo estratégico do turismo contemporâneo”, comenta João Marcello Barreto, presidente da Orla Rio e da Orla Brasil.
O seminário atrai um público diversificado, incluindo representantes de hotéis, agências, ONGs, investidores, comunidades tradicionais, além de gestores públicos. Essa diversidade reforça o diálogo entre o setor privado e o poder público, essencial para a criação de soluções inovadoras.
O evento reforça a ideia de que conservação e desenvolvimento podem e devem caminhar juntos, inspirando novas soluções para o setor e consolidando o Rio de Janeiro como um exemplo de destino turístico sustentável.