Suvaco do Cristo se despede do Carnaval neste domingo após 40 anos de história

Receba as matérias do Jornal Agito pelo WhatsApp
(grupo sem interação, só o administrador pode postar)
O tradicional bloco Suvaco do Cristo vai se despedir do Carnaval carioca após 40 anos de desfiles. A última apresentação será no dia 8 de fevereiro de 2026, domingo que antecede o Carnaval. Fundado em 1986, o bloco se tornou referência na revitalização da folia de rua no Rio de Janeiro e inspirou diversas agremiações mais jovens.
Segundo o presidente João Avelleira, a decisão de encerrar as atividades não está ligada à burocracia, mas ao entendimento de que o ciclo foi cumprido. Para marcar a despedida, o desfile será filmado pela Casé Filmes e dará origem a um documentário sobre a trajetória do grupo.

Um Museu Virtual está sendo desenvolvido em parceria com o Instituto de Computação da UFRJ, reunindo fotos, sambas, camisetas e registros históricos dos 40 anos de desfiles. O acervo já disponibiliza informações sobre o primeiro ano (1986) e será ampliado gradualmente, incluindo reportagens, documentários e prêmios conquistados, como a Serpentina de Ouro de 2012.
O Suvaco do Cristo encerra sua história em grande estilo, deixando como legado a diversidade cultural e a força do Carnaval de rua carioca.
















