Criminalidade despenca em Niterói: cidade tem o melhor mês de julho da história

Receba as matérias do
Jornal Agito pelo WhatsApp
(grupo sem interação, só o administrador pode postar)

O município de Niterói registrou, no mês de julho, o menor índice de criminalidade da história. Os principais indicadores de violência, mapeados pelo Observatório de Segurança Pública da cidade, que usa dados das delegacias locais e do 12ºBPM (Niterói), tiveram redução acentuada no comparativo com o mesmo período desde 2003, início da estatística. Os dados são uma prévia dos números que posteriormente serão consolidados pelo Instituto de Segurança Pública (ISP), e apontam os rumos no planejamento estratégico da Prefeitura.
A letalidade violenta, indicador que inclui todos os crimes contra a vida, teve queda de 56%, com apenas quatro registros, número mais baixo já registrado para o período. Os roubos de rua também apresentaram queda recorde: 30%, passando de 97 casos para 68. Roubos de cargas e a estabelecimentos comerciais foram outros destaques positivos, com apenas um caso cada, menores índices da série histórica.
Apesar dos avanços, o Município segue aperfeiçoando o modelo, porque o combate ao crime exige inovação constante e parcerias. O trabalho é coordenado pelo Gabinete de Gestão Integrada (GGIM), que que atua em conjunto com outros órgãos, como a Guarda Civil Municipal e a Polícia Civil, em operações de combate a crimes como roubo e receptação de celulares, além de fiscalizações em ferros-velhos e outros estabelecimentos.
Este é um resultado histórico, só possível pela integração das forças de segurança pública com o poder municipal, potencializando as ações e seus respectivos resultados. Demonstra que o investimento municipal nas polícias, principalmente através do PROEIS e do RAS, somado à atuação eficaz do Centro Integrado de Segurança Pública - CISP, tem alcançado o resultado pretendido.