Desafio da Ponte atrai milhares de corredores

Receba as matérias do
Jornal Agito pelo WhatsApp
(grupo sem interação, só o administrador pode postar)
Cerca de cinco mil corredores enfrentaram o Desafio da Ponte, na manhã deste domingo (03/08), um percurso de 21 km entre as duas cidades, com a largada no Caminho Niemeyer, no Centro de Niterói, e chegada na Praça Mauá, no Rio de Janeiro. O Desafio da Ponte também foi um teste para as duas cidades, que lançaram candidatura conjunta para sediarem os jogos Pan e Parapan-Americanos de 2031. As provas que possam ser realizadas entre as duas cidades estão nos planos propostos à PanAm Sports, entidade responsável pelos jogos. A escolha da sede será divulgada no dia 10 de outubro, no Chile.
Após 12 anos, o Desafio da Ponte agora passa a integrar o Calendário Oficial de Eventos carioca, disponível no site da Riotur: https://riotur.rio/editorial/calendario-eventos/. A tradicional meia maratona, que atravessa toda a extensão da Ponte Rio-Niterói, reuniu 5 mil corredores, sendo 52% cariocas, 17% de Niterói e 31% de turistas. O evento tem impacto direto na cadeia produtiva do turismo, movimentando hotéis, comércio e serviços, além de fortalecer o turismo esportivo e reforçar a imagem do Rio de Janeiro e de Niterói como sedes de grandes eventos.
Corredores assumem o desafio
Moradora de Piratininga, a professora Elsa Tunala, 42 anos, estava muito animada para correr na ponte. “Eu sempre achei que correr na ponte era uma boa coisa para se fazer. Gosto muito de correr nas praias, e corro sempre em Piratininga e em Camboinhas”, contou.
Megaoperação de trânsito
A Niterói Transporte e Trânsito (NitTrans) programou diversas alterações na circulação de veículos em vias do Centro para a largada em Niterói, às 6h30, no Caminho Niemeyer, para garantir a travessia. Das 21h de sábado (2 de agosto) até as 10h de domingo (3 de agosto), houve interdições em diversas ruas. A organização do evento foi responsável por operadores de trânsito privados que atuaram tanto no entorno do Caminho Niemeyer quanto no trajeto até a Ponte. Além disso, houve apoio operacional com a contratação obrigatória de apoiadores de tráfego. As medidas foram supervisionadas em tempo real por equipes da NitTrans, para garantir a segurança viária da população e dos competidores.
A operação de trânsito no Rio contou com 50 profissionais, entre agentes da CET-Rio, guardas municipais e apoiadores de tráfego, que atuaram para manter a fluidez, coibir o estacionamento irregular, ordenar os cruzamentos, orientar pedestres e motoristas, além de realizar os bloqueios viários durante a corrida. Técnicos da CET-Rio, no Centro de Operações e Resiliência (COR-Rio), monitoraram toda a movimentação do trânsito por meio de câmeras, para garantir boas condições viárias. Além disso, dez painéis de mensagens variáveis foram utilizados para informar sobre as condições do trânsito, bloqueios viários e rotas de desvio.