Lucas Chumbo e Pedro Scooby vencem o Itacoatiara Big Wave 2025

Receba as matérias do
Jornal Agito pelo WhatsApp
(grupo sem interação, só o administrador pode postar)
As ondas estavam perfeitas na Praia de Itacoatiara neste domingo (17), chegando a três metros e com muita potência: cenário ideal para a prática do surfe de ondas grandes. O Itacoatiara Big Wave 2025 (IBW) foi disputado nestas condições e teve a dupla Lucas Chumbo e Pedro Scooby como campeã na categoria Time Masculino. No Time Mulher-Homem, Michelle de Bouillons e Ian Cosenza levaram o primeiro lugar. A competição é disputada na modalidade tow in, quando o surfista é rebocado até a onda por motos aquáticas.
Ao receber o prêmio, Lucas Chumbo exaltou a 7ª edição do IBW e a parceria da dupla bicampeã. "Esse ano foi emocionante. O Scooby estava com dor. A gente sabia que ele tinha que performar o máximo possível ao meu lado. Ele deu o sangue ali e deu certo”, disse Lucas Chumbo.
Pedro Scooby também vibrou com a conquista e declarou ter pensado em abandonar a disputa. "Foi emocionante. Pensei em abandonar a competição. Quando entrei na água, olhei para o Chumbo e disse que ia dar o máximo”, lembrou o surfista.
Duplas mistas - Michelle de Bouillons, vencedora nas duplas mistas, destacou a parceria com Ian Cosenza e a ajuda da mãe, fundamental na sua evolução profissional. “Vencer é sempre muito especial. Agradeço ao Ian Cosenza, que escolheu as melhores ondas do campeonato, e também à minha mãe, minha estrelinha da sorte”, afirmou a atleta.
Ian Cosenza, que pilotou a moto aquática, revelou sua relação especial com Niterói. "Itacoatiara é um lugar muito especial para mim. Foi o local onde fiz a minha primeira final como profissional de surf de remada. É uma onda que me identifico muito”, reforçou Cosenza.
Esta foi a sétima edição ininterrupta do Itacoatiara Big Wave, que já é reconhecido como uma das principais provas do surfe de ondas grandes do Brasil. Em 2019, o campeonato foi o primeiro do Brasil a incluir a categoria feminina numa competição de ondas grandes.