UFRJ em crise discute venda de 11 andares de prédio que serve de endereço para a TCA em “Vale Tudo”

Receba as matérias do
Jornal Agito pelo WhatsApp
(grupo sem interação, só o administrador pode postar)
O prédio é super luxuoso e tem uma das vistas mais incríveis do Rio, sendo o mesmo usado como de endereço para a TCA, empresa fictícia comandada por Odete Roitman na novela “Vale Tudo”
Na próxima sexta-feira (29), a UFRJ realiza uma audiência pública decisiva para discutir a venda dos 11 andares que possui no Ventura Corporate, torre de 34 andares localizada na Avenida Chile, no Centro do Rio, como forma de enfrentar sua crise financeira.
O negócio é uma tentativa de aliviar a grave crise orçamentária da maior universidade pública do país. Segundo o reitor Roberto Medronho, os recursos obtidos serão destinados à construção de novas infraestruturas no campus. “Estamos vendendo o almoço para comprar o jantar”, disse, resumindo a situação financeira da instituição.
O Ventura Corporate foi erguido em terreno da própria UFRJ, mas parte do edifício foi comercializada ao longo dos anos. Agora, a universidade estuda se desfazer da fatia que ainda possui para garantir fôlego às contas.
Ventura Corporate
Na trama, a TCA, companhia aérea liderada pelos Roitman, ocupa as duas torres espelhadas. Na vida real, o endereço fictício corresponde ao Edifício Ventura Corporate, um dos empreendimentos comerciais mais nobres da Região Central do Rio. Localizado na Avenida Chile, praticamente colado ao BNDES e próximo ao da Petrobrás, o Ventura foi inaugurado em 2010 e ajudou a consolidar essa região do Largo da Carioca como polo empresarial de luxo.
Construído pelo consórcio Camargo Corrêa e Método, em parceria com a americana Tishman Speyer, o projeto consumiu um investimento de R$ 650 milhões e se destaca até hoje pela infraestrutura e imponência. São 36 andares, 146 metros de altura, cinco subsolos, 16 elevadores e um heliporto funcional — inclusive, usado na famosa cena da chegada de helicóptero na novela.